top of page

BIOLOGIA

Mayana_Zatz_e_Jorge_Forbes_-_Campinas_12

Mayana Zatz

USAR-ESTA-1024x678_edited.jpg

Márcia Cristina Mendes

Mayana_Zatz_e_Jorge_Forbes_-_Campinas_12.09_edited.jpg

Mayana Zatz

(1947-  )

Em julho de 1968, ainda como aluna de graduação, iniciou seu trabalho de pesquisas no Laboratório de Genética Humana do Departamento de Biologia do IBUSP, sob a orientação do Dr. Frota-Pessoa. Defendeu seu Mestrado, em 1970, em distrofias musculares progressivas.

Na fase de doutoramento, (defendido em 1974) ampliou este projeto, abrangendo estudos de ligação do gene da distrofia com outros marcadores do cromossomo X.

De 1975 a 1977 realizou seu pós-doutoramento na Universidade da Califórnia (UCLA), em genética de doenças neuromusculares, sob a orientação do Dr. Michael M. Kaback e Dr. David Campion, de quem recebeu grande incentivo para continuar esta linha de pesquisas.

Márcia Cristina Mendes

(1960-  )

Professora do Departamento de Botânica, sempre demonstrou interesse pela vida animal e pela natureza. A escolha pela biologia surge ao se indignar com extinção do mico-leão dourado e com a caça às baleias. Após a graduação pela UEL, fez o mestrado pela Unicamp e na sequência ingressou na UFPR. Exerce ativamente a docência e sente-se grata por ter orientado quase uma centena de trabalhos.

 Seus estudos analisam a capacidade da Mata Atlântica de se recuperar de um distúrbio ou desmatamento, ou se é necessária a intervenção humana. Foi coordenadora da Pós-Graduação e chefe do Departamento, além de fazer parte de comitês de pesquisa, colegiados e coordenar o Laboratório de Ecologia Vegetal.  Fora da UFPR, é ativa em sociedades científicas e atualmente é vice-presidente da Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação).

bottom of page