FÍSICA E QUÍMICA
Marie Curie
Márcia Barbosa
Chien-Shiung Wu
Marie Curie
(1867-1934)
Marie Curie (1867-1934) foi uma cientista polonesa. Descobriu e isolou os elementos químicos, o polônio e o rádio, junto com Pierre Curie. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira mulher a lecionar na Sorbonne.
Em 1895, quando preparava sua tese de doutorado, Marie conheceu Pierre Curie que trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas e em pouco tempo estavam casados.
No início de suas pesquisas constataram que os sais de “tório”, eram capazes de emitir raios semelhantes aos dos sais de “urânio”. Foi ela que afirmou que o urânio era uma propriedade do átomo.
Márcia Barbosa
(1960- )
Márcia Cristina Bernardes Barbosa, nascida em 14 de janeiro de 1960, é professora e pesquisadora brasileira na área da Física.
Em 1999, a Assembleia Geral da União Internacional de Física Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Physics – IUPAP), a qual Márcia e outra cientista faziam parte de um restante do grupo de 98 homens, constituiu o Grupo de Trabalho de Mulheres na Física, sendo como um dos representantes a própria cientista. Este grupo trabalhou com o intuito de obter dados sobre a participação das mulheres na Física nos diversos níveis da carreira no mundo, identificar as barreiras que representam um empecilho para as mulheres na Física e definir ações para reverter o problema.
Márcia tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada.
Chien-Shiung Wu
(1912-1997)
Nascida em Shangai em 1912. Física chinesa, cientista e especialista em radioatividade.
Seus pais, professores de idéias progressistas sobre a educação das mulheres incentivaram a sua filha a estudar em um colégio interno de Suzhou, no qual se graduou como professora, sendo a primeira da classe.
Em 1930 Chien ingressou na Universidade Central de Nanjing, na qual envolveu-se ativamente do movimento estudantil. Depois de sua graduação de Física em 1934, foi docente em uma Universidade de província, enquanto continuou sua investigação em Cristalografia de raios X na Academia de Ciências de Shangai.
Em 1936 partiu para o Estados Unidos para continuar os seus estudos; Em breve integrou a equipe de investigação do Laboratório de Radiação da Universidade da California. Nesta universidade doutorou-se em 1940.