top of page

ENGENHARIA E PROGRAMAÇÃO

ada_edited.jpg

Ada Lovelace

katiebouman_edited.jpg

Katie Bouman

emily.jpg

Emily Warren Roebling

ada_edited.jpg

Ada Lovelace

(1815-1852)

Condessa de Lovelace, conhecida como Ada Lovelace - a matemática que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. Sim, Lovelace foi a primeira pessoa programadora de todos os tempos, e não apenas a primeira mulher a escrever um código.

Tudo isso aconteceu muito antes do ser humano sequer conceber a ideia de existir um computador pessoal (que dirá smartphones), lá no século XIX. A relevância da criação de Lovelace é tamanha que há diversos anos em todo dia 15 de outubro é comemorado em todo o mundo o Ada Lovelace Day - data criada por Suw Charman-Anderson para celebrar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

katiebouman_edited.jpg

Katie Bouman

(1989-   )

A Kathetine (Katie) Bouman em conjunto com outros cientistas, foi uma das principais responsáveis por criar e elaborar um algoritmo que foi capaz de contabilizar os dados obtidos pelos telescópios e gerar a imagem do buraco negro.

O algoritmo que foi criado, em 2016, é chamado de CHIRP que foi capaz de sobrepor todos os 5pentabytes (5000000 gigabytes) de dados copilados pelos oito radiotelescópios potentes ao redor do mundo, que unidos, formam um só telescópio virtual com tamanho igual à distância máxima entre eles.  O volume de dados foi tão grande, que foi necessário reunir fisicamente todos os HD’s externos utilizados.

   Como cada telescópio possui capacidades distintas e especificas, eles absorvem imagens em taxas diferentes. O desafio consistiu em formular um algoritmo que identificasse da mesma maneira os dados encontrados em cada telescópio.

emily.jpg

Emily Warren Roebling
 

(1843-1903)

Foi uma das primeiras engenheiras de campo e uma das grandes colaboradoras do projeto de engenharia da Ponte do Brooklyn, em Nova York. Com grande conhecimento em matemática e engenharia, como resistência dos materiais e construção de cabo, sucedeu o marido e sogro, que adoeceram, como engenheira chefe durante a construção da ponte. Primeira mulher a ser líder, alguns ainda se referem a ela como um exemplo de pioneirismo e independência. Mais do que desempenhar um papel fundamental na construção da ligação entre Manhattan e Brooklyn, ela abriu caminhos para outras mulheres no caminho para a igualdade.

bottom of page